Cantinho da Helô

Wednesday, January 19, 2011

Desenrola


Rosane Svartman ficou conhecida pelo bem-humorado "Como ser Solteiro.... no Rio de Janeiro".

É uma diretora competente e seu novo filme vai agradar a garotada, público-alvo da película.

Conta a história de Priscila (Olívia Torres), 16 anos, que vai ficar 20 dias sozinha em casa e quer aproveitar cada minuto de sua liberdade.

Entre as muitas mudanças que pretende promover na sua vida, a virgindade parece ser uma das prioridades. Seu foco é o surfista gatão Rafa (Kayky Brito), mas um repentino envolvimento com o colega de turma Boca (Lucas Salles) faz desses 20 dias uma experiência bem mais intensa do ela esperava.

No elenco: Claudia Ohana, Jorge de Sá, Juliana Paes, Pedro Bial, Marcello Novaes, Letícia Spiller, e toda uma galerinha de novos atores bem legais.

Monday, January 10, 2011

Tetro


Coppola é genial! Apesar de se ter sempre a impressão de que ele nunca foge do mesmo tema (itália, familia, chefões,...), ele se supera a cada novo quadro de seus filmes, seja no roteiro, seja na fotografia, seja na seleção de seu elenco.

Mudar de cenário foi fundamental para fazer de "Tetro" uma película encantadora e obrigatória. Ambientado na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires, no boêmio bairro de San Telmo e no famoso e palpérrimo La Boca.

O jovem Benjamim (Alden Ehreinreich), de 17 anos, trabalha embarcado na cozinha de um navio, quando este quebra seu motor ao chegar a Buenos Aires.

Aproveitando-se do ocorrido, ele sai a procura de seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), que resolveu tirar um ano sabático há 9 anos e nunca mais entrou em contato com a família.

Mas Angelo está diferente. Recusa-se a ter laços familiares e é conhecido na cidade como Tetro, escritor promissor cuja obra está fadada ao esquecimento, porque ele não planeja publicá-la.

Cabe a Bennie, com ajuda de sua cunhada Miranda (Maribel Verdú), tentar relembrar o passado e fazer com que Tetro saia da concha que este construiu que o separa da realidade. No entanto, quebrar essa barreira poderá ser desastroso para todos.

Um filme obrigatório, graça à interpretação viceral de Gallo, e da fotografia sensacional de Mihai Malaimare Jr.

Incontrolável


O filme poderia ser uma continuação de "Velocidade Máxima", mas sobre trilhos. No entanto, apesar de todos os clichês que cercam o roteiro de "Incontrolável" é impossível evitar de tirar os olhos da tela, e não se preocupar com o destino dos personagens da trama.

Tony Scott (de "Um Tira da Pesada 2" e "Dias de Trovão"), é um bom cineasta com um currículo bem diversificado, que vai do drama à comédia, passando por filmes de ação. Dessa forma, acho que grande parte da emoção que se sente ao assistir à película se dá ao talento do diretor.

Quando o trem 777, por falha humana, acaba vagando sozinho e descontrolado pela linha principal do estado da Pensilvânia, muitos aguardam por um desastre iminente, já que alguns de seus vagões estão repletos de carga tóxica.

Cabe ao veterano Frank Barnes (Denzel Washington) e o iniciante condutor Will Colson (Chris Pine), evitar que ocorra uma tragédia, e com a ajuda da supervisora de tráfego Connie (Rosário Dawson), bolam um plano para evitar que a locomotiva chegue a uma cidade densamente povoada.

Monday, January 03, 2011

O Garoto de Liverpool


Todos os grandes ídolos são muito humanos, e passam por todos os obstáculos que qualquer reles mortal passa. Não foi diferente com John Lennon.

O filme da cineasta e fotógrafa Sam Taylor-Wood mostra a díficil infância e adolescência do rapaz que iria se tornar um dos maiores ícones do rock mundial.

Rebelde, topetudo, sarcástico, e de língua afiada, John (Aaron Johnson) é um jovem que não aceita bem as regras impostas pela vida, pela escola, e dentro de casa.

Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, foi criado por seus tios George (David Threfall) e Mimi (Kristin Scott Thomas). Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente austera e sisuda.

No funeral do tio, ele revê sua mãe (Anne-Marie Duff), e com a ajuda de um primo que consegue seu endereço, ele passa a visitá-la.

Animada e um tanto inconsequente, Julia Lennon apresenta ao filho o rock'n'roll, o que desperta no rapaz não só a vontade de montar uma banda, mas de ser tão grande quanto o ídolo da época Elvis Presley.

John só não sabia ainda a dimensão que esse sonho tomaria...