Cantinho da Helô

Wednesday, August 25, 2010

Ponyo - Uma amizade que veio do mar


O diretor Hayao Miyazaki é um mestre em ótimas animações, vide "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Animado" e "Princesa Mononoke".

Acertou mais uma vez em "Ponyo", uma história simples, tocante, e encantadora para todas as idades.

Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o mar. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourada cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele a salva e se encanta com a pequena criatura. Nasce ali um amor.

No entanto, o feiticeiro outrora humano Fujimoto, exige que Ponyo, sua filha, retorne às profundezas do oceano.

Para ficar ao lado de Sosuke, ela toma a decisão de tornar-se humana, e desequilibra a ordem do universo, que só será restaurada com a aparição de sua mãe, uma entidade das águas.

Tuesday, August 17, 2010

A Origem


O novo filme do diretor Christopher Nolan (de "Batman Begins") é estupendo, criativo, e muita vezes inacreditável, devido ao baita nó que se embaralha na cabeça do espectador até o final da sessão.

Não é fácil assistí-lo, mas fica claro entendê-lo no desfecho. Os cenários e efeitos especiais são o ponto forte da película.

Nolan mostra que é um cineasta competente, e que sabe conduzir uma trama como poucos.

Falar do roteiro, que é muito rebuscado, seria estragar a surpresa da longa e bela projeção que se tem pela frente, e atrapalhar o desafio de sua compreensão por quem o assiste.

Atores em ótima performance ajudam a manter o suspense da ação: Leonardo DiCaprio (que dispensa apresentações), Joseph Gordon-Levitt ("500 Dias com Ela"), Ken Watanabe ("O Último Samurai"), Ellen Paige ("Juno"), Cillian Murphy ("Batman Begins"), Marion Cotillard ("Piaf"), Lucas Haas ("A Testemunha"), Tom Hardy (Maria Antonieta), Tom Berenguer ("Platoon"), Pete Postlethwaite ("Em Nome do Pai") e Dileep Rao ("Avatar"). Todos com personagens absolutamente relevantes à trama.

Recomendo muito!!!

Saturday, August 14, 2010

Por um Noite


Estava para ver esse musical há meses, e ontem finalmente tive a oportunidade de assistir "Por uma Noite - um sonho nos bastidores da Broadway".

Os cantores e bailarinos em cena esbanjam energia. Estão muito bem ensaiados, coreografados, e o figurino e cenários que mudam com rapidez são eficientes e bonitos.

No palco, canções originais dos musicais O Mágico de Oz, Rent, A Chorus Line, Fantasma da Ópera, Mamma Mia, Dreamgirls, Chicago, Hairspray, Jersey Boys, Grease, Hair e a Pequena Sereia foram renovadas por Renato Tribuzy, sob a preparação vocal de Maíra Lautert, com arranjos de Jules Vandystadt (prêmio Shell de melhor arranjo vocal em Beatles num Céu de Diamantes, e é um dos integrantes do elenco).

"Por uma Noite" é uma adaptação do livro Luiz Fernando Filgueiras, produzida por Victoria Dannemann. Ótima coreografia de Ursula Mandina, direção de Ligia Ferreira, cenografia de José Dias, figurino de Marcelo Marques, e iluminação de Rogério Wiltgen.

Meu único porém é para a performance da atriz Jéssica Dannemann, que tem uma bela voz, mas é muito careteira e antipática, e seus cabelos vermelhos e ultracompridos fazem o público perder o foco muitas vezes, de tanto que chamam atenção. Exagerada!

No mais, recomendo muitíssimo!

Tuesday, August 10, 2010

Salt


A guerra-fria pode ter acabado em 1991 junto com a URSS, mas o assunto rende argumentos cinematográficos até hoje.

Outro dia, na TV a cabo, vi o chato "A Soma de Todos os Medos", filme de 2002 com Ben Affleck e Morgan Freeman. Ontem assisti "Salt", com Angelina Jolie e Liev Schreiber (que tb está no elenco do filme citado na primeira frase deste parágrafo), que divaga pelo mesmo tema, e sobre uma possível ameaça russa aos EUA.

No filme de Phillip Noice (diretor do ótimo "O Colecionador de Ossos" que tem Jolie no elenco), o lugar comum do assunto só não é mais maçante porque há um show de pancadaria em que Angelina é tão, tão poderosa que não sai com um arranhão (!?!). E esse estilo de filme, tal como "Missão Impossível" ou até "007" pode ser enjoativo, dado que o protagonista é tão sinistro que quase não se machuca, não desarruma o cabelo, não suja as roupas, derruba um brutamontes com o triplo do seu tamanho... enfim, ele é um chato intocável e indestrutível.

A trama é difícil de entender, porque durante muito tempo você não sabe quem é vilão e mocinho, e porque tanta confusão, e tanto tapa, e tanta explosão, e tanto sangue, até que mais para o fimzinho tudo se ajeita de uma forma meio tosca.

Mesmo assim, é um roteiro sem originalidade, que se baseia na porrada para chamar a atenção do espectador, mas em algumas horas pode causar até sono.

Enfim, "Salt", com trocadilhos, é muito sem sal!

Sunday, August 08, 2010

Os Beatlesmaníacos no Saloon 79


Ir ao Saloon 79 não é novidade para mim, até bem pouco tempo, era a minha segunda casa mesmo, mas como fiquei menos boêmia com as responsabilidades, e agora vou com menos frequência.

Mas sexta, fui ver "Os Beatlemaníacos" que é uma banda cover muito legal nada mais nada menos formada por dois integrantes da interessantíssima "Filhos de Judith" (Luiz Lopez e Pedro Dias) e da vocalista da ótima "Fuzzcas" (Carol Lima, que arrasa na bateria).

O trio manda muito bem. Eles se revezam nos vocais, e tocam os instrumentos com maestria. Foi um programão!!!

Thursday, August 05, 2010

Uma Noite em 67


Documentários são sempre muito interessantes. As imagens de arquivo, os depoimentos, tudo muito bem maquinado para te transportar para a época em questão, retratada na película.

"Uma Noite em 67" mostra os bastidores do 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.

Dentre entrevistas da época e atuais, com Edu Lobo, Sérgio Cabral, Chico Buarque, Gilberto Gil, Nelson Motta, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Sérgio Ricardo, dentre outros, momentos especialíssimos da apresentação dos 5 vencedores na íntegra.

Emocionante ver a apresentação de Roberto (cantando samba, veja só), Caetano (que levou pela primeira vez guitarras ao palco, fato polêmico que causou até passeata de protesto), Chico e MPB4, Gil e os Mutantes (Domingo no Parque é uma música sensacional), e Edu Lobo e Marília Medalha, respectivamento do quinto até o primeiro lugar da música de Edu, Ponteio.

Essa noite de 67 foi certamente memorável!

Tuesday, August 03, 2010

A Jovem Rainha Vitória


Soberana que ficou mais anos no poder na Inglaterra, foi a rainha que trouxe grandes mudanças econômicas, políticas, culturais e sociais para seu país e o mundo (também conhecido como Revolução Industrial). Era a Era Vitoriana.

No entanto, o filme opta pela trajetória de vida, ascenção ao trono, e seu amor pelo príncipe Albert, seu grande parceiro de vida e início de trajetória monárquica (pois faleceu jovem, aos 42 anos). Foram 20 anos de casamento, e 9 herdeiros, todos futuros monarcas de 9 nações distintas.

Foi uma escolha acertada do diretor Jean-Marc Vallée (de "C.R.A.Z.Y") e do roteirista Julian Fellowes (do ótimo e também épico "Feira das Vaidades"). O filme é um romance muito bonito e emocionante.

Cenografia, maquiagem e direção de artes perfeitas, e figurinos que renderam um Oscar para a película (para a figurinista Sandy Powell).

Tem bons atores em seus elenco, e sua história prende o espectador, que torce para que o amor de Vitória e Albert triunfe, e que a soberana consiga mostrar que é mais forte e digna do trono do que sua pouca idade deixa aparentar.

Ainda não tinha visto Emily Blunt (de "O Diabo Veste Prada") como protagonista, mas ela não deixa a peteca cair. Rupert Friend (de "O Libertino") também é uma grata surpresa. No mais, grandes e conhecidos atores como Paul Bettany, Miranda Richardson, Mark Strong, Jim Broadbent, dentre outros.

Monday, August 02, 2010

Os Três Tenores do Brasil


Os tenores Geilson Santos, Marcos Paulo e João Alexandre deram um show deveras emocionante no palco do Teatro Municipal de Nova Friburgo, onde estava acontecendo o festival de inverno da cidade (uma provocação ao festival de inverno do Sesc, que aconteceu logo antes e foi muito bom tb, e até melhor organizado).

Acompanhados pelo pianista e diretor musical André Kacowicz, apresentaram obras de Mozart, Puccini, Gounoud e Verdi.

Eu, que nunca tinha assistido uma ópera, fiquei muito emocionada. E realmente acredito que esse tipo de música, erudita, mereça ser ouvida ao vivo e em cores.

Sunday, August 01, 2010

Rio Rock & Drinks


Com cara de inferninho, o bar é bem legal. Fica na rua Aires Saldanha, em Copacabana, e é onde funcionava o antigo Sports Bar que depois também virou Drinkeria Maldita.

Fui na quarta-feira, que rola o karaokê, e foi muito divertido. O bom é chegar cedo, porque o microfone é disputadíssimo.

O forte da casa são os drinks, que são vários e bem diferentes, mas não são baratos.