Cantinho da Helô

Saturday, October 30, 2010

Hedwig e o Cm Enfurecido


Cativante, magnética e muito rock 'n roll é a peça "Hedwig", dirigida e adaptada por Evandro Mesquita.

O premiado musical de John Cameron Mitchell é muito bem defendido na versão brasileira pelos atores Paulo Vilhena e Pierre Baitelli. Pierre, não sei como explicar, me hipnotizou, só dá ele no palco, e no entanto, não ofusca a interpretação de Vilhena, que oferece o melhor de si ao personagem. E há ainda uma ótima banda ao fundo e uma atriz que serve de contraponto (Eline Porto, bela voz, bela presença de palco, também travestida, incorpora Yitzhak).

O roteiro nos conta a história de Hedwig, vocalista e líder da banda “O centímetro enfurecido”. Começa na Berlim Oriental da década de 80 e segue para os Estados Unidos pouco antes da queda do muro de Berlim, em 89.

Hedwig Schmidt, musa do rock’n’roll alemão, vítima de um erro médico durante sua operação de troca de sexo (que a deixou com 1 cm de fúria) . Ultrajante e hilária saga do travesti nascido Hansel, no formato rock, drama e comédia.

Através de canções e monólogos, Hedwig nos conta como conheceu Luther, um militar americano que torna-se seu marido, e depois a abandona num trailer no meio do Kansas. Sozinha, com uma peruca de quinta na cabeça, ela começa a trabalhar como cantora de noite, e babá de dia. Na casa onde trabalha, conhece Tommy Speck, adolescente cheio de espinhas, por quem se apaixona. Ela o batiza Tommy Gnosis, mas este rouba suas canções e se transforma numa estrela de rock, enquanto Hedwig é novamente descartada.

Uma trama de amor, lamento, transformação (física e mental) e muito rock do bom!!!

Wednesday, October 27, 2010

London River - Destinos Cruzados


Em 7 de julho de 2005, Londres foi afetada por uma série de ataques suicidas sincronizados, onde 1 ônibus e alguns vagões do metrô explodiram na movimentada manhã daquele dia.

Na ocasião, 52 pessoas foram mortas pelos atentados realizados por quatro simpatizantes da Al-Qaeda (que protestavam sobre a intervenção inglesa na Guerra do Iraque). Esse é o mote do filme do diretor Rachid Bouchareb (de "Dias de Glória").

Elizabeth Sommers (Brenda Blethyn), que mora no interior da Grã-Bretanha, recebe as notícias pela televisão sobre o que acontece na capital. Preocupada, ela telefona para a filha estudante que habita Londres. Dias depois, ainda sem notícias, ela deixa sua casa para investigar o paradeiro de Jane. Ao mesmo tempo, o guarda florestal muçulmano Ousmane (Sotigui Kouyaté), parte da França em direção à Inglaterra em busca do filho que não vê desde os 6 anos.

O filme é todo moldado e centrado nas interpretações de Blethyn e Kouyaté, que guiam o espectador pelo caos e tristeza das semanas seguintes aos ataques. Sotigui Kouyaté ganhou o Urso de Prata em Berlin pela interpretação de Ousmane, mas infelizmente morreu em abril deste ano.

O roteiro é primoroso, e amplamente focado na dor da perda, sem apelos políticos, religiosos ou sociais. O que deixa o espectador com uma sensação de depressão ao deixar a sala escura, mas ainda assim, é um grande filme, e vale a pena assistí-lo.

Thursday, October 21, 2010

Tropa de Elite 2


José Padilha conseguiu de novo! Um ótimo filme, muito bem dirigido, cenografado, escrito, com ótimas performances dos atores (com excessão de Maria Ribeiro, que sofre uma falta crônica de talento. Com certeza deve ser muito gente fina pessoalmente, para conseguir tanto trabalho assim, e com gente de primeira).

Nessa sequência, a batalha do Capitão Nascimento não é só contra o crime organizado, e sim, contra todo o sistema por trás, que envolve adversários de calibre mais grosso, no caso, políticos.

O filme faz pensar, e muito, em como nossa justiça, nossa política e nossa sociedade são manipuladas em terras tupiniquins. No entanto, gosto mais do primeiro filme.

No elenco:
Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, Milhem Cortaz, Seu Jorge, Tainá Müller, André Mattos, Bruno D’Elia, Maria Ribeiro, Pedro Van Held, Sandro Rocha, dentre outros.

Thursday, October 14, 2010

The Runaways - Garotas do Rock


Confesso que esperava mais do filme de Floria Sigismondi (mais conhecida como diretora de vídeo-clips como "The Beautiful People", do rockeiro Marilyn Manson).

Esperava o que sugeria o título brasileiro: Rock! E eu vi muito mais sexo e drogas do que rock'n roll.

Baseado nas mémorias da vocalista Cheri Currie ("Neon Angel"), a película conta a história de um grupo de adolescentes que forma a primeira banda rockeira inteiramente composta por mulheres nos anos 70.

No elenco, Dakota Fanning (Cherie), Kristen Stewart (Joan Jett), Stella Maeve (Sandy West), Scout Taylor-Compton (Lita Ford), e Michael Shannon (Kim Fowley).

Percebe-se, neste filme, que a saga "Crepúsculo" tem de certa forma, uma maneira de travar os atores, já que Kristen está muito a vontade como a rockeira Joan Jett, o que mostra que a menina é uma boa atriz. Dakota não precisa comentários, já que mesmo num filme medriocre, ela é uma estrela. E muito boa atuação de Michael Shannon no papel de Kim Fowley, empresário da banda e co-autor de músicas de artistas como Kiss e Alice Cooper.

Figurinos muito bacanas (a década de 70 é uma benção de cores e roupas extravagantes), fotografia ok, e trilha sonora 10. Já o roteiro, peca pela rapidez de seu desfecho, e lentidão em sequencias absolutamente desnecessárias (como o "cola-velcro" de Currie e Jett). Nada contra o homosexualismo, mas tudo a favor do rock'n roll!

Eu quero é rock!!!

Friday, October 08, 2010

Comer, Rezar, Amar


Acabei de vir de uma viagem que mudou muito minha perspectiva de vida. "Comer, Rezar, Amar" orbita por esse tema, no entanto, de forma mais profunda.

A personagem de Julia Roberts, Liz, precisa de uma mudança radical de vida para se sentir completa, e passa um ano sabático entre Itália, Índia e Cambodja.

Liz reaprende pequenos prazeres da vida, como comer. Aprende, através da oração, a se perdoar. E se torna capaz de amar (se bem que não é muito difícil amar o brasileiro Felipe, vivido por Javier Barden, não é mesmo?).

Em algumas partes, me identifiquei muito com a história, e muita gente deve sentir o mesmo. Dessa forma, a autora do livro Elizabeth Gilbert virou best-seller, porque não é difícil se colocar no papel da protagonista, pois ela comunga com dúvidas e medos que todos nós, algumas vez na vida, iremos passar.

Férias na França


O Cantinho da Helô ficou trés chic, e foi tirar férias na França.

Por isso, um mês sem posts.

No entanto, tudo volta ao normal a partir de hoje.

Fiquei em Nice, na Riviera francesa, tudo muito azul, muito lindo... visitei várias cidades, inclusive Paris (mesmo q por 3 dias).

Valeu muito! Fui para estudar, e voltei cheia de boas lembranças e ótimos amigo.

Vivre la France!!! =D