London River - Destinos Cruzados
Em 7 de julho de 2005, Londres foi afetada por uma série de ataques suicidas sincronizados, onde 1 ônibus e alguns vagões do metrô explodiram na movimentada manhã daquele dia.
Na ocasião, 52 pessoas foram mortas pelos atentados realizados por quatro simpatizantes da Al-Qaeda (que protestavam sobre a intervenção inglesa na Guerra do Iraque). Esse é o mote do filme do diretor Rachid Bouchareb (de "Dias de Glória").
Elizabeth Sommers (Brenda Blethyn), que mora no interior da Grã-Bretanha, recebe as notícias pela televisão sobre o que acontece na capital. Preocupada, ela telefona para a filha estudante que habita Londres. Dias depois, ainda sem notícias, ela deixa sua casa para investigar o paradeiro de Jane. Ao mesmo tempo, o guarda florestal muçulmano Ousmane (Sotigui Kouyaté), parte da França em direção à Inglaterra em busca do filho que não vê desde os 6 anos.
O filme é todo moldado e centrado nas interpretações de Blethyn e Kouyaté, que guiam o espectador pelo caos e tristeza das semanas seguintes aos ataques. Sotigui Kouyaté ganhou o Urso de Prata em Berlin pela interpretação de Ousmane, mas infelizmente morreu em abril deste ano.
O roteiro é primoroso, e amplamente focado na dor da perda, sem apelos políticos, religiosos ou sociais. O que deixa o espectador com uma sensação de depressão ao deixar a sala escura, mas ainda assim, é um grande filme, e vale a pena assistí-lo.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home