Cantinho da Helô

Wednesday, June 30, 2010

Mistura Carioca


Localizado na Lapa, na rua Gomes Freire nº 791, o "Mistura Carioca" é um bar muito bacana, desde a decoração até os drinks e comidinhas.

Assisti um show de samba muito legal no sábado, que me divertiu e me fez dançar e cantar a bessa.

Mais uma ótima opção para os frequentadores desse bairro carioca tão eclético e cheio de novidades.

Saturday, June 26, 2010

Mademoiselle Chambon

Já que em setembro aterriso na Riviera Francesa (trés chic!), para ajudar no meu francês básico, assistir e ler tudo que vejo pela frente em francês me ajuda muito.

Foi o motivo de assistir esse filme, mas também porque naturalmente já me agrada o cinema francês. Enfim, o filme do cineasta Stéphane Brizé é muito agradável.

Um romance sutil, suave, interessante e muito tranquilo. Bom para assistir numa tardinha morna, como essas de inverno aqui no Rio.

Friday, June 25, 2010

Cartas para Julieta


Sophie (Amanda Seyfried), uma jovem americana prestes a casar, viaja de pré lua-de-mel para Verona com o noivo (Gael García Bernal), e ao visitar o santuário onde jovens deixam cartas para Julieta Capuleto descobre uma carta datada de 1951.

Assim que conhece as "ajudantes de Julieta", mulheres que respondem às cartas, ela se pré-dispõe a responder esta carta e recebe a visita da autora, uma senhora que ainda busca o seu verdadeiro amor.

História sensível, com roteiro redondinho, leve, paisagens belíssimas como fundo, e atores legais (em especial Vanessa Redgrave e Franco Nero).

Bom para se ver acompanhado, com uma pipoquinha e refri. Mas, sinceramente, eu não largaria o Gael pelo outro ator lourinho não.... hehehehe

Saturday, June 19, 2010

Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo


Baseado no vídeogame homônimo, a produção da Disney é um épico de ação e aventura muito bacana, que mesmo com bastante efeitos especiais, consegue valorizar o ator em cena(com o antigo auxílio luxuoso de muitos dublês nas cenas de luta, tornando-as mais emocionantes).

Admito que Jake Gyllenhaal me surpreendeu muito no personagem do príncipe Dastan, já que sempre fez papéis dramáticos no cinema. Mas sua incursão na aventura foi deveras bem sucedida (e o novo físico do ator está aprovadíssimo, rssss).

Ambientado em
Marrakesh, Ouarzazate e Erfoud, no Marrocos, o filme tem uma fotografia bela e atores de peso em seu elenco, como Alfred Molina e Ben Kingsley.

Muito emocionante, como há muito eu não via desde "Piratas do Caribe".



Wednesday, June 09, 2010

Robin Hood


O pulo-do-gato de Ridley Scott para sua versão de Robin Hood, foi exatamente contar a história do fora-da-lei que ajudava os pobres tirando dos ricos antes que ele fosse um ladrão, e sim, um cavaleiro a serviço do rei Ricardo Coração-de-Leão.

Dessa forma, Scott fugiu do lugar comum das versões anteriores, que já monstram Robin exilado na floresta com seu bando.

No elenco, atores bacanas como Russel Crowe (Robin Hood), Cate Blanchett (Lady Marion), Vanessa Redgrave (Rainha Eleanor), Max Von Sydow (sim, ele mesmo de "O Sétimo Selo" e "O Exorcista", vivinho da silva, como Sir. Loxley), Mark Strong (o vilão Sr. Godfrey), e William Hurt (Sir. Marshall).

Fotografia excelente, figurino e direção de arte bacanas!

Para quem gosta da história, vale alugar o DVD das versões "Robin Hood, O Principe dos Ladrões", com Kevin Costner, "Robin and Marion", com Sean Connery, "As Aventuras de Robin Hood", com o fantástico Errol Flynn, "Robin Hood- O Herói dos Ladrões", com Patrick Bergin (para quem não lembra, o marido mau de Julia Roberts em "Dormindo com o Inimigo"), ou até o desenho da Disney, em que Robin Hood é uma raposa sagaz.

Tuesday, June 08, 2010

Pedra Bonita


Lugar de natureza indescritível, situado em São Conrado.

Sobe-se a Estrada das Canoas, e bem no alto, tem uma entrada íngrime, que carro sobe, até a rampa de vôo livre. Um vizú maravilhoso, mas subindo-se a trilha por 30 minutos, vizualizamos TUDO... zona sul, zona oeste, e a Pedra da Gávea (meu próximo desafio) imponente, bem em frente.

Lindo, lindo, lindo! E de graça... quem vier ao Rio, DEVE visitar!

http://www.youtube.com/watch?v=hkdH3-2ICcs

Sunday, June 06, 2010

Sex and The City 2


Filme de mulherzinha sim, e com muito orgulho! As meninas (mulheres!!!) mais chiques de Nova York estão melhores ainda nesta continuação.

Eu fui com minha mãe, quer companhia melhor?

Tem futilidades? Sim, diria que muitas, mas enfim, cinema também é entretenimento (em primeiro lugar, eu diria), e não só fonte de cultura crua.

Seu conteúdo pode ser do mais intelectual ao mais "rosquinha" possível, e ainda sim, será uma boa diversão, dependendo do público.

E o público de "Sex and the City" é feminino, e assim sendo, muita moda, sapatos (o sonho de toda garota!!!), drinks, bate-papo, romance, viagens, e tudo que um universo "girly" merece.

Peça MPB - Marina Lima


Esse projeto, que eu já citei anteriormente, do Teatro do 4, foi muito bacana... ainda bem que acontece todos os anos.

Bom, o que falar de Marina. Era uma excelente intérprete nos anos 80 e até início dos 90. Depois ela perdeu a voz, e realmente nunca mais recuperou. A cantora diz que é emocional, mas nota-se que algo não vai bem ali, e é físico.

Mas, presença de palco e carisma ela tem de sobra, então, é sempre um prazer ver uma performance de Marina, principalmente quando canta (tenta, ao menos, embalada em coro pela platéia), os antigos sucessos, como Virgem, Mesmo que seja eu (composição maneira do Tremendão Erasmo), Me Chama (do Lobão), dentre outros, que são muitos.

Já as novas músicas, diria que são dispensáveis...

Tuesday, June 01, 2010

Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague


Muito difícil falar sobre esse documentário de Emmanuel Lauren. Até porque, nunca consigo ser imparcial nos meus textos, e eu amo Truffaut e tenho sérias restrições a Godard.

Se o filme fosse feito só sobre Truffaut, seria uma delícia. Mas, o documentário é bom sim, não tenha dúvidas, afinal, para falar de Nouvelle Vague, seus dois maiores expoentes não podiam ficar de fora.

O filme fala sobre a revista Cahiers du Cinéma onde os dois cineastas eram críticos nas décadas de 50 e 60.

Fala sobre o filme "Os Incompreendidos", de Truffaut ser o marco da confirmação do movimento cinematográfico da Nouvelle Vague em 1959 (embora muitos defendam que começou em 58, com Claude Chabrol, influenciado pelos filmes de Jean Rouch).

Fala da amizade desses dois cineastas e o momento em que romperam laços e seguiram por caminhos diferentes na sétima arte, sempre contestadores, mas de forma antagônica.

O cinema de Truffaut tem sempre um ar de ternura, um ar de amor, provavelmente porque o diretor, assim como Woody Allen, transpunha para seus filmes um retrato do cotidiano, e até um auto-retrato. Pura melancolia e fascínio, vide os olhos sempre tristes e contemplativos desse realizador.

Já Godard sempre foi extremo, iconoclasta, e ainda o é, porque está mais vivo e ativo do que nunca. Escondido pelo seu ar blasé (que acho cafonérrimo) e seu par de óculos escuros (o que ele teria a esconder???).

Mas, que me perdoem meus amigos chiitas que estudaram cinema comigo na UFF ou até os amantes desse tipo de cinema godariano: Godard é um CHATO, e com letras maiúsculas!!!

Óbvio que algumas obras de sua autoria são, sim, geniais, mas muito do que fez, sinceramente, poderia ser economia de película.