Cantinho da Helô

Monday, August 31, 2009

A mulher vazia


Pouco se sabe o que se passava com Marisa por aqueles dias.
Andava absorta, perdida, entre nuvens. Olhar vago pela janela do trabalho mirando a pedra da gávea. Não tinha mais energia, fome, nem vontade de fazer nada.

Era rápida em tudo que fazia, porém, executava sem ânimo. Algo naquela mulher morreu e nem ela sabia bem o que era.

“Tenho estado tão cansada”, dizia.

Muitos achavam que era depressão, outros que ele enlouqueceu. O fato é que permanecia minutos a fio catatônica, a mirar pela janela.

Uma de suas amigas de trabalho, Luisa, um dia resolveu lhe falar: “olha, acho que vc devia procurar ajuda, conheço um analista ótimo”.

Marisa aceitou agradecida, mas não o fez. Não procurou o analista. Estava se sentindo bem, apenas cansada.

Ela já aceitava a sua situação. Eram seus momentos. Estava numa fase muito pensativa. Tinha 33 anos, não tivera filhos, seu casamento naufragou. Ainda era bonita, até parecia bem mais nova do que realmente era, mas sentia por dentro a gastura de uma anciã.

Nada mais a deixava feliz. Nem ir ao cinema, nem ao teatro, nem comer chocolate, nem passear com suas amigas, nem viajar com algum novo amor.

Se pudesse, abandonaria tudo, e ficaria em casa, definhando no escuro, vendo TV. Mas, não podia deixar o trabalho, porque era sua única fonte de renda.

Não tinha família para ajudar, nem nenhum amante rico. Bastava-se sozinha, mas nada lhe bastava.

Todo dia levantava, e empurrava com a barriga o dia-a-dia. Fazia yôga, mas não a aprazia. Fazia um MBA, mas para quê não sabia.

Já se acreditava oca. Estava vazia!

Sunday, August 30, 2009

Brüno


Fui ver "Bruno", do Sacha Baron Cohen na sexta porque tinha gostado muito de "Borat", seu filme anterior. No entanto, qual minha decepção!

É engraçado? As vezes, mas é um riso nervoso, forçado, enlatado, vindo de pura escatologia e forçassão de barra.

Não recomendo, pelo contrário, aviso: fujam!!!

Sunday, August 23, 2009

Veronika Decide Morrer


Eu não li o livro do Paulo Coelho, mas como perdi a sessão do filme "À Deriva" do Heitor Dhalia, resolvi dar uma chance ao filme de Emily Young.

Na história, Sarah Michelle Gellar (a Buffy do seriado vampiresco) vive nossa personagem título, que cansada de viver as agruras e lugares comuns do dia-a-dia, decide tomar uma overdose de medicamentos e acabar com a própria vida.

Só que ela não morre, e o máximo que consegue é um ferimento no coração que pode levá-la a morte se não for tratado. Assim, nossa protagonista tenta de tudo para adiantar esse processo, mas no meio do caminho se depara com o amor, e as consequências que isso tem.

Filme meio paradão, mas assistível, apesar do tema suicídio. Interpretações bacanas dos coadjuvantes David Thewlis e Melissa Leo.

Bom para assistir comendo pipoca e do lado do namorado!

Tuesday, August 04, 2009

Inimigos Públicos


Dirigido po Michael Mann, “Inimigos Públicos” traz o crime da década de 30 nos EUA para a tela. No papel de John Dillinger, o ator Johnny Depp vivendo o ladrão de bancos mais procurado da época, ao lado de Baby Face Nelson e outros notórios criminosos.

Baseado no romance de Bryan Burrough, o filme mostra também o surgimento da CIA.

Um filme morno, que poderia ser melhor apresentado ao público, porém com ótima produção, fotografia, figurinos e interpretações.

Na película, atores consagrados como Marion Cotillard, Christian Bale, Billy Cudrup, Giovanni Ribisi, Stephen Dorff, Leelee Sobieski, e Lili Taylor.

Maria Rita


Fomos no show da cantora Maria Rita, no Oitavo Festival de Inverno de Nova Friburgo. A noite estava fria, mas o sambinha bem cantado e bem tocado serviu para aquecer, junto com o chocolate quente.

Maria Rita fez um mix de todos os seus discos, e fez um show bacana, que agradou muito ao público que lotava o gramado do Nova Friburgo Country Clube ao redor do lago, onde estava situado o palco, bem no meio de uma ilha.

A iluminação estava perfeita. Foi uma ótima pedida para um frio sábado à noite.

Desejo e Perigo


Com total inspiração no cinema noir, “Desejo e Perigo” do diretor Ang Lee é um thriller que prende o espectardor apesar de sua longa duração.

Conta a história da jovem Wang Jiazhi (Tang Wei) e de seus companheiros revolucionários, e de como esta se envolve num perigoso jogo de vingança e afeto com o político Mr. Yee (Tony Leung).

Filme tenso, com cenas de amor tão acaloradas que tiram o fôlego.
Perfeita a atuação de seus atores, e fotografia e figurinos belíssimos.