Aprender a dizer não
Tão importante quanto ser positivo é aprender a dizer não. Deve ser de forma gentil, mas deve ser! Ontem me peguei na seguinte situação: tinha um concurso importante para fazer no domingo, e fui ao Rio. O que era para ser relaxamento e diversão virou um desgaste tremendo e a culpa é toda minha de ter deixado isso acontecer.
As duas amigas nem perto de mim estavam, uma na Irlanda, outra no Canadá, mas elas precisaram de mim e eu não neguei ajuda a elas, como não nego a ninguém, nem desconhecidos. Uma por problemas de relacionamentos, outra por problemas práticos de ter que regar plantas e pagar contas pq está fora. Mas a questão é que eu não estava em posição de ajudá-las porque estava com um foco num objetivo, e ao ajudá-las, eu despendi muita energia.
Não que eu devesse negar ajuda, não é isso, mas que deveria ter ajudado ou me prontificar a ajudar após o meu exame. Eu ajudei por não saber dizer não e o resultado é que após tudo isso, após exame e ajuda... elas continuaram a me pedir mais ajuda e agora eu não consigo nem energia para mim.
Estou hoje tentando me recuperar da demanda de energia por 3. Ficou pesado. Moral da história: temos que nos concientizar do momento de ajudar o próximo, e de nos ajudar também. Estar aberto demais pode gerar sérios problemas de energia. Temos que continuar completos para oferecer nosso melhor as pessoas, mas para isso há o memento de nos preservar. O equilíbrio, sempre ele.