Cantinho da Helô

Wednesday, December 28, 2011

Margin Call - O Dia Antes do Fim



Com um elenco excepcional que inclui nomes como Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Penn Badgley, Simon Baker, Mary McDonnell, Demi Moore, e Stanley Tucci, o diretor J.C. Chandor não deve ter tido dificuldade em conduzir sua trama.

A história envolve funcionários de uma empresa de investimentos, durante um período de 24 horas de fase inicial da crise financeira de 2008.

Tudo começa quando o analista de operações de risco Peter Sullivan (Zachary Quinto) acessa informações de seu ex-patrão, Eric Dale (Stanley Tucci), que fora demitido de manhã com o trabalho inacabado.

O que Sullivan descobre é uma bola-de-neve de erros contábeis que podem levar a empresa à falência.

Dessa forma, uma montanha-russa de decisões financeiras e morais empurra a vida de todos os envolvidos para um completo e iminente desastre. Demissão para alguns, e promoção para outros poucos, no melhor estilo 'só os fortes sobrevivem'.

Um filme um pouco lento, e maçante para uma platéia desacostumada com o mercado financeiro, mas ainda assim, vale pela atuação dos atores.

A Chave de Sarah


A película Franco-Americana "A Chave de Sarah", que tem a ótima atriz britânica Kristin Scott-Thomas como protagonista é um filme bonito, mas duro de se assistir.

Portanto, os mais sensíveis devem evitar, porque irão precisar de toneladas de lenço-de-papel para enxugar as lágrimas inevitáveis contidas nesse drama.

A jornalista Julia (Kristin) vive na França e é designada para cobrir as comemorações do 60º aniversário do 'Vel d'Hiv'.

Ao apurar os fatos ocorridos, ela constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar, pertenceu aos Starzynski, família judia que fora desapossada pelo governo francês na ocupação nazista, e em seguida ocupada pelos avós de Bertrand.

Julia decide descobrir o destino dessa família, e acaba tomando conhecimento da sofrida história de Sarah, a única sobrevivente dos Starzynski, que conseguiu fugir do campo de concentração para buscar o irmão, e acaba criada no campo por uma família de católicos.
E Sarah tem um segredo difícil de revelar.

Um Conto Chinês


Difícil deixar de comuninicar (mais uma vez, e sempre que puder) como o cinema argentino me surpreende positivamente toda vez que vou assistir alguma película portenha.

"Um Conto Chinês", do diretor Sebastián Borensztein, não foge à regra. Roteiro simples, comovente, engraçado, que prende o espectador e entretem. Que pedir mais de uma sessão de cinema?

Na história, Roberto (Ricardo Darín), um dono de casa de ferragens solitário por opção, se vê às voltas com a companhia inusitada do chinês Jun (Ignacio Huang). O pobre rapaz imigra para Buenos Aires à procura do único parente vivo, seu tio, mas desconhece a língua e os costumes, e precisa da ajuda de Roberto e de Mari (Muriel Santa Ana), para reencontrar seu parente.

Jun sai da china depois da morte trágica de sua noiva, e, ao seu modo, tenta juntar o difícil Roberto, com a apaixonada Mari.

Filme obrigatório de se assistir!!!