Cantinho da Helô

Thursday, October 27, 2011

Rock Brasília, Era de Ouro


Escrevo o texto com a trilha sonora de "Que País É Esse?" e "As Quatro Estações", dois álbuns icônicos do grupo Legião Urbana. Meu sentimento é de nostalgia, mesmo sentimento que senti ao ver o documentário "Rock Brasília, Era de Ouro", de Vladimir Carvalho.

O filme conta a história da sementinha do BRock 80 nascido na capital federal. Nele estão, além do Legião, registros e relatos de integrantes de grupos como Capital Inicial, Plebe Rude, e até Paralamas do Sucesso, além de depoimentos de familiárias, produtores, e outras pessoas que participaram desse movimento que trouxe para o rock brasileiro daquela época um algo mais. Um algo mais político e contestador, por assim dizer. Pq a sementinha mesmo, nasceu em 78, ainda durante a ditadura, mas só estourou em 1984, e perdura até hoje, memorável.

Saí do cinema cantarolando e refletindo. Acredito que o público também não irá resistir, e vai chegar em casa e procurar algum álbum dos grupos acimas citados, colocar em alto volume, e cantar junto.

Copacabana


Este não é um filme nacional, caso o título possa parecer. O francês "Copacabana" conta a história da excêntrica e inconseqüente Babou (Isabelle Huppert), uma mulher que nunca veio ao Brasil, mas é apaixonada pela música e todas as referências ao nosso país.

Passou a vida ignorando as convenções sociais, levando uma vida leve e nômade de país em país. Nunca se casou ou teve um emprego fixo, fato que deixava sua filha animada na adolescência, mas que já não parece mais apropriado para a crescida Esmeralda (Lolita Chammah).

Cansada de conviver com a mãe e seu mundo particular, Esmeralda decide não convidá-la para o seu casamento. Babou acaba procurando mudar de vida e cidade para impressionar a filha, mas o que será feito da essência dessa mulher tão livre?

Interessante que Lolita é
filha de Isabelle na vida real, e fazem uma boa dobradinha em cena. Rodado na França e na Bélgica, "Copacabana" tem uma bela fotografia, e interpretação digna de nota por parte de Huppert.

Saturday, October 01, 2011

Larry Crowne


O filme é a cara do diretor, que por acaso, é o Tom Hanks, então, o filme é fofo!!! :)

Conta a história de Larry Crowne (Hanks), homem trabalhador e honesto que dedica sua vida ao trabalho numa rede de supermercados.

Ele está esperando uma promoção há anos, pelo tempo de dedicação, mas vai parar mesmo é no olho da rua, porque a nova política da empresa exige funcionário com terceiro grau completo.

Na arte, como na vida real todo trabalhador o faz, Larry corre atrás de emprego, mas não tem sorte. Ao invés de se deprimir, resolve estudar numa faculdade comunitária, e sua vida vira 180º.

Ele faz muitos amigos, e conhece Mercedes Tainot (Julia Roberts), uma professora um pouco ranzinza (e um pouco alcoóltra tb) presa num péssimo casamento. Os dois acabam se aproximando, e, claro, se apaixonando.

Pode parecer um mote bobo, mas o filme é uma história de superação, e bem cara de cotidiano, não tem como não se identificar.