Cantinho da Helô

Wednesday, February 09, 2011

Hair - O Musical


O espetáculo "Hair" que está em cartaz no teatro Oi Casagrande, é um deleite para olhos e ouvidos.

Ótima adaptação para o português por Charles Muller e Claudio Botelho, que se inspiraram na remontagem que viram em Londres, em 2010. Atores fresquinhos, cheios de energia e pouco conhecidos, é um dos ingredientes da fórmula de sucesso dessa nova versão.

Hair foi escrito por James Rado e Gerome Ragni (texto e letras das músicas) e Galt MacDermot (música). Estreou off-broadway em 17 de outubro de 1967, e depois de 45 apresentações, foi para o Teatro Biltmore, na Broadway, em 29 de abril de 1968, onde foi à cena por mais 1.873 vezes.

Eu já era fã do filme de 1979 de Milos Forman (e confesso até gostar mais do filme), mas foi fantástico poder assistir o musical ao vivo e em cores. Muitas cores!

O musical segue a trajetória d’ A Tribo, um grupo de hippies da Era de Aquário politicamente ativos, em sua luta contra o recrutamento militar no período da Guerra do Vietnã. Entre os hippies estão Claude e Berger, que lutam contra a convocação do primeiro, e Sheila, apaixonada pelos dois, mas muito envolvida na luta política para cuidar de seus sentimentos amorosos. Eles e os outros membros do grupo sintetizam o pensamento e a prática dos hippies nos anos 60.

Há diferença entre os enredos da peça e do filme: na peça, Sheila é engajada politicamente e Claude chega à conclusão que a vida n’A Tribo não é o que ele realmente deseja e vai para o Vietnã.

No filme, Sheila é uma burguesa que só toma conhecimento da realidade ao conhecer a Tribo, e Claude, vindo de Kansas, não vai para guerra, e sim, Berger, que toma seu lugar para que este possa se despedir de Sheila, e acaba embarcado e morto no Vietnã.

A primeira versão brasileira de "Hair" se deu em 1968, por Ademar Guerra, em São Paulo. Em seu elenco, cuja longa temporada durou até 1972 no Rio de Janeiro, figuram nomes como Sonia Braga, Aracy Balabanian, Armando Bogus, Nuno Leal Maia, Antonio Fagundes, Ney Latorraca, Ariclê Perez, Denis Carvalho, Wolf Maia e Buza Ferraz.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home