Cantinho da Helô

Wednesday, February 09, 2011

Cisne Negro


Muita gente não tem compreendido a trama de "Cisne Negro" porque vai ao cinema acreditando ir assistir um filme sobre ballet clássico. Bem, não é um filme sobre ballet, mas que usa o tema como pano de fundo.

Aliás, melhor solução não teria o diretor Darren Aronofsky (de "Requiem para um Sonho"), já que o mundo do ballet é altamente competitivo e bem passível de obssessões, posto que tudo que uma profissional desse metiê busca é nada menos que a perfeição, entre tendões rompidos, unhas quebradas, corpo dolorido, e pressão psicológica intermitente.

Enfim, fica mais fácil então criar uma trama de obssessão e auto-destruição quando o pano de fundo ajuda. E quando os atores envolvidos são excelentes, você tem uma história e tanto para presentear o espectador.

Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina, está prestes a (leia-se, obrigada a) se aposentar da companhia de ballet de qual faz parte. Rivalidades e teste a parte, o posto é assumido pela angelical Nina (Natalie Portman), jovem de aparência frágil, mas que o público não se engane. Como toda profissional, ela é muito pressionada pela mãe (Barbara Hershey) ex-bailarina, e por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico.

Ao ser escolhida para viver o papel de Rainha dos Cisnes no espetáculo "O Lago dos Cisnes", ela tem que assumir as duas identidades da protagonista Odette, o cisne branco e o cisne negro, mas devido à sua obssessão pela perfeição, em agradar mãe, diretor, e a si própria, ela acaba incorporando o alter-ego do cisne negro, tornando-se uma pessoa cada dia mais sombria, e desconfiada de todos, em especial, da colega de elenco Lilly (Mila Kunis), com quem passa, inclusive, a fantasiar sobre competitividade e relacionamentos amorosos.

Darren acertou em cheio ao escolher Natalie para o papel de Nina, já que a atriz, prestes a completar 32, ainda tem cara de menina, mas postura e maturidade de mulher, além de ter uma carreira de veterana, capaz de suportar todo o peso psicológico que seu personagem demanda, e conseguir transmití-lo ao público.

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