Cantinho da Helô

Tuesday, November 07, 2017

"Panem et Circenses"




Vai parecer estranho e incoerente, mas tem lógica se pensar a fundo. Todo mundo remete calma e paz às cidades pequenas. Normalmente o são... mas se contar que tudo demora o dobro ou triplo do preço e que algumas lojas são difíceis de achar - não me refiro a loja de roupa, estou falando de uma papelaria tradicional - pode ser estressante.

Vou usar o exemplo da papelaria. Hoje precisei de uma, e a cidade tem umas, mas nem todo material é encontrado lá. Eu compro papel em grandes quantidades, para o escritório não ficar sem provisão - envelopes, A4, papéis coloridos diversos para minhas maluquices de colagens - e como aqui vale a oferta de procura, se acabou na mais em conta, a mais cara vai vender a unidade algo que se compra em geral bem econômico na embalagem, e se você quiser o cento da embalagem, vai multiplicar o preço da unidade, e cobrar um valor até 6x maior. Muita gente não pesquisa, deve ser "roubado". Porque sim, é roubo! E um ultrage.

Aí quem lê vai pensar: "Como ela é boba, estressada por conta de envelopes". Não só. Se for contar que é uma prática abusiva a todos, o que me constrange é o ato geral. Não enganam a mim, mas alguém vai ser enganado. Que feio!

Hoje eu comecei no Muai Thai, e adorei... é muito completo! Exercício cardio-respiratório, que queima calorias, desestressa, ajuda na definição do tônus e no alongamento. O problema só ficou no alongamento: fizemos o aquecimento, a prática, e nenhum alongamento no fim para os músculos descansarem legais. Notei que essa academia especificamente não tem alongamento, e até perguntei se precisavam de professora, porque eu sou capacitada para isso, e disseram que não, que não tem quorum (claro que tem, se abrirem horário), e que os professores de outras classes já alongam o aluno (uma inverdade, eu estava lá). Mas ok, eu sei me alongar. Mas e o resto dos mais de 100 alunos de lá. Podem ter um estiramento por conta de um não alongamento. Enfim... not my business, but it is... because I am there!

Vou começar as aulas de circo hoje também. Ao menos, experimentar. Eu preciso me movimentar porque sou hiperativa. E cirso é tão legal!

Vejo muita gente hiperativa que é "diagnosticada" com alguma coisa e toma remédio. É muito mais comum você ser saudável que não. Ser hiperativo é normal. Não significa que você é bipolar, disléxico, ansioso ao extremo (ansiedade aos poucos é normal) ou sofra de déficit de atencão... mas vejo um monte de gente diagnosticada assim... Te digo que meu pai me diagnosticou assim, e me deu remédio. E que saber? Não tomei. Fui buscar nos esportes e na dança a minha "medicina", e funcionou.

É por isso que quando falam que eu faço muitas coisas, eu sim, sei que faço, mas é muito mais saudável se manter ativo que medicado. E medicado quando não se tem nada é absurdo. Claro que quem sofre algums transtorno tem que se medicar, mas tem muito hiponcondríaco por aí perdendo a saúde para a indústria do medicamento.

Vamos mexer, gente! Esporte, yoga, dança, filmes, livros. É s[o botar corpo e cérebro para funcionar que tudo fica em equilíbrio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home