Cantinho da Helô

Tuesday, May 20, 2008

Na Natureza Selvagem – O Livro


Ontem terminei de ler um livro que comprei semana passada, mas fazia tempos estava interessada em ler. Chama-se “Na Natureza Selvagem” do jornalista e aventureiro John Krakauer. Meu interesse se deu após ver o trailer do filme homônimo, baseado no livro.

A obra conta a história de Chris McCandless, jovem de 22 anos que após concluir seu curso em 1990 na Emory University de forma brilhante, abre mão de tudo para correr o país (EUA) com sua mochila. Seu destino é o norte, mais precisamente a “última fronteira”, o Alasca.

Inspirado pelos trabalhos de escritores como Jack London, Leon Tolstoi e Henry David Thoreau, dos quais é leitor ávido, ele doa todas as suas economias (cerca de US$24 mil!!!) para a caridade, rasga o pouco dinheiro que tem no bolso, abandona o carro num local ermo, e começa sua expedição. A partir de então, se torna um andarilho, um caroneiro, e adota a alcunha de Alexander Supertramp.

Ao longo do caminho, passa por apuros e situações diversas, alternando períodos na estrada e trabalhos temporários. Conhece pessoas muito interessantes e prestativas, que irão ajudá-lo em sua jornada. Porém, o desfecho de sua odisséia é trágico.

Um livro para ler, refletir, pensar profundamente sobre nossos objetivos. Para onde ir, quem somos, o que queremos ser, o que nos interessa de verdade, e o que nos leva a arriscar tudo muitas vezes sem medir as conseqüências. Aonde nos guia a nossa liberdade, a nossa sede de descobertas???

1 Comments:

  • At May 26, 2008 at 11:41 AM, Anonymous Anonymous said…

    Olá Helô.

    Acabei de ver o filme e até agora estou sem palavras , estou tentando digerir a obra...rs... Pesada,poética,contemplativa,idílica... enfim... faz pensar na nossa vidinha (vidinha?).

    Me interessei em ler o livro. É legal? Tira o encanto do filme? Me diz aí... Preciso de uma dica e encontrar seu bacana blog pelo caminho veio bem a calhar.

    No mais,também sou jornalista e tenho uma coluna semanal no portal Adoro Cinema, querendo ler algo meu:

    http://www.adorocinema.com.br/colunas/coluna.asp?codigo=530

    Beijos e parabéns pelo blog, desde já, favoritíssimo.

     

Post a Comment

<< Home