Cantinho da Helô

Friday, September 11, 2009

A fraude


Todo dia Yara se prometia a mesma coisa: “É hoje, vou conseguir!” Mas ao ficar frente-a-frente com seu chefe, sua voz lhe faltava, a coragem sumia e o senso de responsabilidade falava mais alto.

A idéia de pedir demissão a corroía. Todo dia, dia e noite. Já não tinha sono, já não tinha fome, já perdera a vontade e estímulo à séculos. Mas como ninguém entendia qual era o seu drama, afinal, seu chefe era um boa praça, e o emprego nem de longe era ruim, ninguém entendia o que agoniava tanto a Yara.

Dessa forma, ela não tinha com quem confessar, não tinha um ombro amigo para dividir sua dor. Todos diziam que motivos ela não tinha. Não tinha motivos mesmo, era antipatia, não gostava do local, não gostava de sair todo dia mais cedo, caminhar sem fim até o ponto de ônibus, pegar um lotação apinhado, saltar e ainda andar um pedação. A volta conseguia ser pior, porque o ponto era longe, tinha que atravessar uma avenida super perigosa, pegava engarrafamento, e ainda subia a famigerada ladeira de volta.

Quando no trabalho, se sentia uma fraude. Ficava horas na frente do computador. A demanda era pouca, o cargo foi criado para ela, e tinha pouca ocupação. Era a fraude, a fraude. E ter que ir, e fingir que trabalhava, e pegar ônibus, e o engarrafamento, e a ladeira e tudo mais, e ainda ser a fraude.

Já não agüentava, só tinha um mês, e já não agüentava. Fazia planos de resistir, se inscreveu na ginástica, nem isso a ajudou. Se perguntar, vai dizer que atrapalhou. Mais uma obrigação de estar ali, ali, o problema era ali.

Mas a responsabilidade falava mais alto. O que ela iria fazer desempregada? O encosto na vida dos pais? Passar o aniversário no limbo dos necessitados? Virar piada dos amigos abastados?

E ela ficava. E permanecia a fraude. E quem iria saber? Ninguém sabia, nem ela mesma o sabia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home