Cantinho da Helô

Tuesday, April 01, 2008

4:48

Há uns anos, lá pelos idos de 2003, toda segunda-feira eu batia ponto as 21h nas leituras de peças na Casa da Gávea. Era muito interessante ver uma peça inédita, sendo lida pela primeira vez ao público. A leitura era realizada precariamente (digo, em termos técnicos, sem cenários, apenas os atores e o vazio do palco) por atores tanto conhecidos quanto desconhecidos.

Era não, ainda é! Mesmo ficando esses anos todos sem frequentar as leituras, ontem meu amigo Silvio - vulgo Texugo - me chamou para assistir a leitura da tradução de um texto da inglesa Sarah Kane.

Foi muito bom passar uma hora inteira imersa na verborragia intensa que os atores, de improviso, derramavam sobre nós. Pretendo repetir sempre que puder.

E estendo o convite. É um programa que eu recomendo para quem gosta de teatro, de artes em geral, de literatura - ou para aqueles que estão de bobeira, e não sabem o que fazer. Meu amigo, tá de bobis? Vai ao teatro, é de graça!!!=) Faz bem pra alma, pra cabeça, pra cultura, e até pra sua vida amorosa (vc vai ter um papo muito mais interessante com certeza...) rssss

Em tempo, Sarah Kane, autora da peça, nasceu em Essex em 1971. Era filha de jornalistas e estudou teatro na universidade de Bristol. Ela morreu jovem, ao 28 anos. Sofria de depressão, e por isso suicidou-se em 1999.

Sempre fico muito impactada quando vejo uma mente tão brilhante deixar o mundo tão cedo. Ainda há tanto que viver, tanto pra se ver, tanto pra se ler, tanto pra contar... enfim... fico tão impressionada que realizo pequenas pesquisas para saber mais sobre aquele ser que um dia por aqui habitou.

O texto de ontem se chamava Psicose 4:48. Ela escreveu numa das indas e vindas de hospitais psiquiátricos. O texto de 4 vozes (pelo meu entender, todas o mesmo personagem repartido em 4), fala sobre depressão, medo, amor e esquizofrenia. Perturbador, e muito interessante!!!

Uma curiosidade mórbida: sabe pq 4:48? Pq é a hora em que acontecem mais suicídios mundo afora!!! Sinistro...

1 Comments:

Post a Comment

<< Home