Mamute
Filmado em super 16, e com algumas sequências em super 8, o francês "Mamute" é uma grata surpresa para quem vai assistí-lo.
Seu protagonista é bronco, pesado, mal-vestido, tal qual um pré-histórico paquiderme, mas a interpretação de Gérard Depardieu é tão sutil, simples, e delicada, que é impossível não se cativar por seu personagem, Serge.
O roteiro também é simples, porém cheio de nuances profundas. Não é apenas a história de um aposentado que precisa correr atrás de comprovantes de antigos empregos para receber sua aposentadoria pelo governo.
É também a história de uma homem que não quer ficar preso a uma rotina do lar, que se reconcilia com seu passado, e encontra a paz na estrada para assim voltar para sua casa e retomar sua vida ao lado da esposa.
É um filme em que os conflitos existem, mas são mostrados de maneira suave, para que o espectador não seja afrontado pelos problemas de Serge, mas sim, que os viva, tal qual esse herói-pessoa comum.
Os diretores Gustave de Kervern e Benoïte Delépine acertaram em cheio na sutileza com que conduziram o drama, que tem toques de comédia e romance, e uma fotografia suave às retinas.
No elenco, Isabelle Adjani e Yolande Moreau.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home