Cantinho da Helô

Friday, March 27, 2009

Foi apenas um sonho

“Foi Apenas Um Sonho”, filme do cineasta Sam Mendes (de “Beleza Americana”) baseado no livro de Richard Yates, é uma película perturbadora. Trata-se de um clássico contemporâneo (escrito em 61) da literatura norte-americana, eleito em 2005 como um dos livros mais importante do séc. XX.

Trazer de volta a dupla de atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet (sucesso em 1997 com “Titanic”), foi genial, pois os dois possuem uma química fenomenal em cena. Interessante ver DiCaprio (que sempre foi excelente ator) mais maduro para papéis como esse, de um pai de família. Kate, como sempre, dispensa apresentações, pois é uma fenomenal atriz dramática. E, de lambuja, ainda contamos com a presença de Kathy Bates, que vive uma amiga do casal, e de Michael Shannon (ator vigoroso), que vive o atormentado John (personagem interessantíssimo), voz ativa da inconformidade da vida nessa sociedade.

A história foca o declínio conjugal de um jovem e promissor casal. Através de um enredo amargo e angustiante, Yates foi capaz de aglutinar toda a melancolia que existe por trás da paisagem idílica dos subúrbios dos EUA – casas amplas, sem cercas, com gramados verdejantes. E no filme de Mendes, fica claro que a felicidade não está ali. Principalmente na personagem de Winslet, mulher que largou sua carreira para cuidar dos filhos e precisa de uma saída para aquela situação.

Frank e April Wheeler vão caindo no vazio existencial para seguir suas questões práticas do dia-a-dia, e vão deixando para trás os sonhos de juventude. Filme muito depressivo, que faz pensar bastante sobre o que queremos de nosso futuro, e expôe questões sobre conforto, segurança, prazer, fidelidade, trabalho e desejos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home