Cantinho da Helô

Tuesday, November 11, 2008

Ensaio Sobre a Cegueira


Baseado na obra de José Saramago, grande escritor português, e ambientado na cidade de São Paulo (mas poderia ser qq outra grande metrópole mundo afora), “Ensaio Sobre a Cegueira” é um filme desconcertante.


Uma epidemia de cegueira branca atinge uma cidade, fazendo com que as pessoas sejam segregadas, e com o passar do tempo venham a expor seus instintos primitivos.


A personagem vivida pela atriz Julianne Moore é a única que pode ver, mas finge-se de cega para acompanhar seu marido no “exílio” em um sanatório imundo e precário.


E é nessa situação extrema, de carência, fome, imundice, que as relações humanas são postas a prova. Aterrador! Na sessão que eu fui, num cinema da Barra da Tijuca, algumas pessoas riam de situação crítica daqueles cegos. Não há graça ali, apenas terror!


Dirigido por Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), estão no elenco também Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Sandra Oh e Gael García Bernal, além de outros atores, menos conhecidos, mas de extrema competência dramática.


Um filmão!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home