Cantinho da Helô

Saturday, July 30, 2016

Sobre a Felicidade e Outros Temas


Meu caro leitor anônimo, que tanto busca a felicidade em braços mundanos e não enxerga a que está ao seu lado. Se você quase se expôs por causa do meu texto sobre "abandono"  - veja bem, eu sou uma escritora, o que escrevo pode ser real ou pura ficção -  saiba de uma coisa: a felicidade não está no que você procura no exterior, mas está dentro de você.

Sim, você reclama de carência, apesar das discrepâncias de suas fotos nas redes sociais... fotos de beijos, por do sol em locais de luxo, Paris, Nova Iorque,... tudo parece tão lindo, mas você insiste que é de plástico,...

Você é cego! Você não sabe ver, ou talvez, você não aceite ver... Exige que a razão da sua felicidade demande dos que estão a sua volta, mas exige pouco de si...

Faça um mea culpa.

Sempre desconfio muito de pessoas que tentam demasiadamente mostrar o quão são realizadas, seja profissionalmente, seja pessoalmente.... quer um conselho: exiba menos e viva mais... que adianta a foto de coraçãozinho de suas alianças, se você larga sua bela esposa num sábado e vai fazer pique-nique com outrem?  Você está enganando a quem?

Acho que nem a ela, nem a terceira pessoa... você está enganando você.

Então veja, caro leitor anônimo incomodado, vamos discorrer sobre um casamento feliz, porque eu tive 8 anos de um, então me sinto no direito de dizer o que é um casamento feliz, porque eu LEGITIMAMENTE o tive.

Num casamento feliz, você não precisa expor para Deus e o mundo o quanto você gastou numa festa luxuosa para muitos convidados, nem dar close num sorriso, nem numa aliança. Seus votos nada farão diferença se seu sentimento não for sincero, e o sentimento sincero vai além do que as fotos podem mostrar.

Está na cumplicidade de ver um filme com pipoca só os dois, está na trocas de mensagens (é, o mundo já existiu sem whatsapp), de um "já disse que te amo hoje" repetido em doses homeopáticas, mas eficazes, de pessoas que realmente se amam desde sempre - acho que você sabe o que é amar à primeira vista.

Está na dificuldade de dividir as tarefas da casa, e na hora de rachar as contas. Está na viagem para Paraty, que é tão lindo quanto Paris se você estiver com a pessoa certa. E digo de coração, Paris sempre vai ser linda, mesmo que você esteja sozinho, mas qualquer lugar no mundo se torna COMPLETAMENTE mágico com a pessoa certa.

Eu tenho lugares secretos, que poucas pessoas conhecem, por toda minha cidade, e outras cidades mundo afora. Eu não preciso fotografar ninguém comigo neles para saber que meu sentimento ali é real, porque se a pessoa está lá, é porque ela vale tão a pena que meu "jardim secreto" é dela, e se é esconderijo, não precisa ser divulgado, não é?

Sabe o que meu grande amor já fez comigo? Foi me buscar na chuva, de chinelo, só porque fui pega desprevenida me exercitando no Parque do Flamengo numa manhã antes de trabalhar. Isso foi lindo, mas não precisei registrar.

Assim como todas as cartas maravilhosas e postais que recebi, via correio - ah, como o correio é romântico - e elas deram 3 pastas dessas bem grossas, de poemas, de contos, de histórias sobre cotidiano, e aventuras fantástica a trabalho, ou um desenho que ele fez de mim nua, ou uma foto que tirou de mim dormindo, sem eu saber, só pelo fato de amar me ver dormindo.

Ou da tristeza que sentimos quando perdi meu prematuro bebê, coisa que poucos sabem, mas nós dividimos calados. E fomos cúmplices de tantas coisas sem registro fotográfico. Você me disse na cara de pau que queria ter um filho. Pois tenha, mas tenha com quem te ama, porque a criança vai querer pais completos, amorosos, que o amem e se amem. Ter filho por acidente acontece, ter filho só por ter é triste. Tenha seu filho, mas não para exibir para os outros, e sim para ter orgulho dele, do primeiro passinho, do primeiro jogo de futebol, ou da primeira boneca, da primeira palavra, da primeira golfada, ou de todas as alegrias e pormenores ou dificuldades que ele ou ela lhe trouxer.

E, poderia falar mais, sobre a felicidade que é dividir os desafios diários da profissão, sem fazer dela um fardo ou apenas um dever. E sobre tantos trabalhos que fizemos juntos, e idéias que trocamos que viraram histórias mágicas, e tornaram nossas profissões muito mais gratificantes porque dividíamos a delícia de sermos colegas de trabalho, inclusive.

Amigos, amados, completos!

Empurrar um relacionamento com a barriga deve ser muito cansativo, não é? Eu não sei, todos os meus foram reais, e não, eles não passam por completo numa rede social... talvez uma foto, ou outra, mas não uma exposição completa. Vida pessoal não é novela do Manoel Carlos. Não somos nem devemos ser livros abertos.

Já li uma vez, "o essencial é invisível ao olhos". Tenho certeza que você já leu isso também, no mesmo livro que eu.

E saiba, principalmente, que amor que é amor é tão maior e mais poderoso que tantas ordinárias imagens, que ele resiste a tudo, inclusive à morte. E ele fica tão preso no seu corpo e na sua mente, que você não consegue preencher com uma pessoa qualquer. E é aí que você definitivamente não ganha espaço no meu coração.

E não adianta ser educado, ou tentar ser, e me desejar uma boa vida, porque se você mente, trai, e pode ser amoral, que boa vida poderia eu te desejar? Mas desejo sim, que você se afaste, vá para muito longe, e deixe que eu viva minha vida com a minha felicidade oculta, porém real e para poucos.








0 Comments:

Post a Comment

<< Home