Cantinho da Helô

Monday, April 05, 2010

Parque Estadual do Ibitipoca


Lugar de beleza rara, no cerrado das Minas Gerais, o parque fica em Conceição do Ibitipoca, município da cidadezinha de Lima Duarte.

Picos, grutas, cachoeiras, lagos, animais silvestres, tudo muito bem cuidado, e o turista tem obrigação de catar o próprio lixo. Um lugar super preservado que vale muito a pena conhecer.

Eu fui com a faculdade, então ficamos numa pousada muito bacana, chamada Repousada, mas o camping do parque é maneiro, organizado, limpinho. Vale muito a pena.

Fica a 6h de carro (ou ônibus de passeio) do Rio de Janeiro. É um paraíso!!!

Atenção para algumas regrinhas:

- siga as trilhas indicadas pelo mapa ou pelos guias;
- leve repelente;
- ande sempre acompanhado, com roupa confortável e sapato apropriado (fechado, de preferência);
- use filtro solar e boné;
- não faça fogueiras;
- nas grutas, use lanterna, é mais prudente, e não faça barulho, pq o tipo de formação rochosa pode desabar com sons altos;
- nunca, jamais mesmo, mergulhe nos lagos e cachoeiras. Entre normalmente. Ano passado teve um acidente fatal por lá, numa cachoeira rasa, de um rapaz bem jovem que pulou de uma pedra;
-Celular lá não pega, a não ser no alto dos picos, umas 3 ou 4 horas de caminhada;
- e se vc acampar, é proibido passeios noturnos, ficando restrito apenas as partes de banheiro e lanchonete. Como é uma reserva, de noite tem cobra, onça, lobo-guará, e milhares de bichos selvagens que não devem ser incomodados.

O lugar é lindo, gente. Vale a pena!!!

Bom passeio!!!

2 Comments:

  • At July 6, 2011 at 8:24 PM, Blogger XEXEU said…

    gostei muito das fotos e do seu passeio, sou radioamador em volta redonda/rj e ja falamos com amigos de ibitipoca.abraços e ate a próxima viagem

     
  • At November 30, 2013 at 7:22 AM, Blogger Heloisa Viana said…

    Nossa, demorei séculos para ver o comentário. Desculpa. Obrigada!
    Depois de Ibitipoca, ainda fui P Cidade do Cabo (Africa do Sul) e Chapada dos Veadeiro (goiás). Adoro uma aventura interessante, lugares belos e natureza intacta. :)

     

Post a Comment

<< Home