Cantinho da Helô

Tuesday, March 05, 2013

Manual de Sobrevivência de uma Maruja Ocasional (parte 2)

Trabalhar embarcada ajuda com uma coisa: diminui a ansiedade. Você abstrai que tem várias festas acontecendo, vários filmes e peças estreando, e que seus amigos estão bebendo todos os chopps que você não está. Se você tem namorado, você abstrai que ele é uma graça e vai ficar 28 dias carente. Se você não tem, vai ficar doida para desembarcar e poder paquerar de novo.

Todo mundo que embarca tem que ter paciência! Essa é a palavra de ordem. Tem dia que é muito longo, como os domingos. Você está de folga mas não pode ir a lugar algum (a não ser que se esteja no porto, que aí dá para fugir rapidinho). Ainda bem que tem internet, TV a cabo, e academia. Pequeninos confortos que fazem seu dia mais agradável. Há também a companhia dos outros embarcados. Sempre rende um bom papo com histórias mirabolantes.

Tem gente que viaja há tanto tempo que já rodou o mundo umas 3 vezes. Eu duvido que isso possa acontecer comigo, infelizmente, porque na verdade eu circulo mesmo é entre as bacias de Campos e Santos. Mas, quem sabe um dia não vou buscar uma plataforma em outro continente?

*****

Monday, March 04, 2013

Manual de Sobrevivência de uma Maruja Ocasional (parte 1)

Quarta, 06 de fevereiro de 2013 - O começo.

Escrevo muito cansada, largada no beliche da minha cabine. Faz um tempo confortável e quase tenho certeza que vou ter uma boa noite de sono.

Hoje é meu primeiro embarque por essa nova empresa que me contratou às pressas na semana passada (logo, adeus carnaval).

Foi tudo uma correria para esse embarque: devolvi o quarto que alugava no Rio de Janeiro e voltei para a cidade em que fui criada, Nova Friburgo. De uma hora para outra me vi pegando carona de madrugada para tentar chegar ao aeroporto do Galeão e pegar o vôo que me traria para o local de embarque, a cidade de Navegantes.

Todo primeiro dia de embarque é cansativo! Não sou marinheira de primeira viagem, sou uma maruja ocasional, daquelas que o destino pegou de surpresa e decidiu por você.

Antes, eu era jornalista. Bem, eu SOU jornalista. Isso ninguém me tira! :D

 Mas, fazem 7 meses que virEi uma instrutora offshore. Instrutora, não professora, que para isso teria que ser formada em letras ou ter mestrado. Mas, como falo a língua há anos e fiz treinamento para assimilar a didática, eu instruo.

E foi assim que eu virei a TEACHER.

*****

Sunday, March 03, 2013